quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Parabéns Corguinho!

Morar em Corguinho é estar em perfeita harmonia com a natureza, uma vez que esta cidade é cercada pelo verde das matas e pela grandeza dos rios, responsável pela riqueza e ao mesmo tempo pela pobreza de muitos. Talvez o progresso esteja vindo à galope e demore um pouco a chegar por aqui, mas a natureza tem sofrido com o descaso e a falta de conhecimento do poder público e da própria população. Não é possível que em plena era da informação, ainda tenha pessoas com visão tão reducionista, cuja ignorância ultrapassa todos os limites. Mas um dia tudo vai mudar, segundo Heráclito as águas nunca são as mesmas, é preferível acreditar nisso.

Parabéns à minha querida Corguinho!

Quem acredita sempre alcança!

Acreditar que tudo pode mudar é a forma mais fácil de seguir adiante num mundo em que a cobiça e o ódio estão cada vez mais presentes. È preciso urgentemente que aprendamos a viver, a respeitar e quando necessário, a brigar pelo que é justo e favorável à nossa vida. Como dizia Renato Russo, " Quem acredita, sempre alcança", e para alcançar é necessário lutar.

sábado, 15 de outubro de 2011

Um breve histórico da construção da usina de Belo Monte.

O projeto de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte surgiu há mais de trinta anos, ainda no período de ditadura militar. O projeto foi engavetado em 1989, sob pressões de grupos indígenas liderados pelo cacique Raoni e o cantor Sting, ex-vocalista da banda “The Police”.A hidrelétrica de Belo Monte possuirá uma capacidade para abastecer mais de 26 milhões de habitantes. A construção da hidrelétrica ocupará as regiões dos municípios paraenses de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitório do Xingu.

O lago gerado pela usina terá 516 km² de área, inundando 51.600 hectares de floresta, deixará submerso parte do Xingu (Volta Grande) e um terço de Altamira. A instalação da usina desalojará mais de 20 mil pessoas, mas gerará cerca de 80.000 postos de trabalho na sua construção.Estima-se que a hidrelétrica de Belo Monte produzirá 11.233 MW de energia em épocas de cheias, que compreendem a quatro meses ao ano, e 4.000 MW nas épocas de baixa.

Segundo a professora Sônia Barbosa Magalhães, da universidade Federal do Pará, em análise crítica ao Estudo de Impacto Ambiental (EIMA-RIMA) de Belo Monte, a obra gerará sérias consequências:Inundação constante dos igarapés de Altamira, no lugar da inundação sazonal; Redução da vazão da água e bloqueio do transporte fluvial até o Rio Bacajá; Remanejamento de famílias locais; Alteração do regime do rio relacionado aos meios bióticos e socioeconômicos;

Segundo a ONG WWF , a construção da hidrelétrica de Belo Monte poderia ser substituída pela repotencialização das usinas já existentes no país, pela redução do desperdício no sistema de distribuição elétrica, além de investimentos em fontes limpas de energia.

O leilão da construção da usina gerou protestos de grupos indígenas, do Movimento Nacional dos Atingidos por Barragens, com a participação do diretor do filme Avatar, o cineasta canadense James Cameron.A barragem principal da Usina de Belo Monte será construída no Rio Xingu, a 40 km da cidade de Altamira. O projeto prevê a construção de duas casas de força, a principal será instalada no Sítio Belo Monte e a secundária junto ao Reservatório do Xingu.

Entre os defensores da obra está a chefia da Empresa de Pesquisa Energética. Segundo a empresa, a Usina de Belo Monte gerará um investimento 19 vezes maior do que o orçamento atual do estado do Pará. A EPE defende a proposta das obras que, segundo estudos, atingirá um terço da área original a ser alagada.

Fontes:
Jornal do Brasil, 29 de abril de 2010.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrelétrica_de_Belo_Monte

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sonho ou realidade?

Vivemos num imenso universo, numa nave espacial chamada terra cujo os tripulantes desta imensa nave dizem estar preocupados com o futuro do planeta e com a destruição da natureza que os rodeia. há um dia em que esta preocupação aflora-se de tal forma que todos fazem discursos lindos, plantam árvores, distribuem sementes e prometem coisas maravilhosas e fantásticas, toda a tripulação fica em festa! Este dia é chamado " Dia do meio ambiente", bonito nome né? Pois é eu também acho, mas acharia bem melhor se esse dia se repetisse sempre e deixasse de ser um SONHO para virar REALIDADE.


quarta-feira, 23 de março de 2011

Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural. Neste dia, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” que apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

sábado, 19 de março de 2011

Quanta destruição!

Um tsunami  atinge o Japão e acaba tirando a vida de muitas pessoas, o caos e a destruição é total. Veja o vídeo abaixo:


A tragédia no Japão começou em 11 de março com o mais violento terremoto já registrado no país: 9 graus na escala Richter. A ele, seguiu-se o tsunami que arrasou a costa nordeste do território. Morreram mais de 5 mil pessoas, e milhares estão desaparecidas. Estradas e ferrovias foram destruídas. Cerca de 500 mil pessoas estão desabrigadas. Faltam água, comida e combustível. Segundo o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, é a pior crise desde a Segunda Guerra Mundial. E o país atravessa agora a mais grave crise nuclear desde o desastre de Chernobyl, 25 anos atrás, na extinta União Soviética.

Fonte: http://veja.abril.com.br/tema/tsunami-no-japao


domingo, 6 de março de 2011

Interessante

O ser humano tem tantas atitudes errôneas com relação ao meio em que vive, que essa charge faz sentido...


Histórico

Olhando as notícias que aparecem nos variados meios de comunicação, temos a impressão de que a preocupação com a ecologia é algo antigo. Já estamos quase acostumados a ouvir falar de queimadas, derramamento de óleo, poluição de rios, extinção de espécies... Isso tudo ficou muito “natural” na contemporaneidade.
O meio ambiente, no entanto, é um tema relativamente novo nas discussões mundiais. Em 1866, o biólogo alemão Ernst Haeckel criou a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio onde vivem, chamando-a de “ecologia”. Porém somente na metade do século 20 as autoridades começaram a debater o assunto, que começou a ganhar força à medida que a humanidade foi percebendo o estrago que estava causando à sua própria casa.
 Em 1972 aconteceu em Estocolmo, na Suécia, a primeira conferência internacional sobre meio ambiente promovida pelas Nações Unidas. Lá, entre muitos outros assuntos, decidiu-se estabelecer o 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em 27 de maio de 1981, por meio do decreto nº 86.028, o governo brasileiro determinou a criação da Semana Nacional do Meio Ambiente.
Nesta data, não é raro ouvirmos discursos inflamados de autoridades políticas e empresariais, prometendo uma postura séria em relação à preservação da vida. Apesar de torcermos para que tais palavras não sejam vazias, não podemos ficar parados. Pela educação de nossas crianças e jovens, podemos criar uma geração que primeiro faça algo pelo meio ambiente e deixe os discursos para depois.
                         
Fonte:  http://www.mundojovem.com.br/

sábado, 5 de março de 2011

Carnaval sustentável

A folia já começou e com ela sempre vem muita sujeira, garrafas, copos descartáveis, pedaços de papel,etc.. vamos aproveitar a festa com grande energia, sejamos conscientes a ponto de pensarmos no dia seguinte. Que tal um carnaval sustentável?





.

Refletindo...

Retrato de alguns anos adiante:                                        
                                                                                                                                   

Esquecimento global?

Falar de aquecimento global nunca é demais, apesar de grandes debates acerca do mesmo, a sensação que dá é a de que o assunto está saindo da moda. Mas o que poucos sabem é que a situação é cada vez mais alarmante. Recentemente, a FAO-Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, vem alertando que o clima explicou o aumento do preço global dos alimentos em janeiro de 2011.O cenário pode piorar, explica a entidade, caso a seca no inverno chinês se mantiver.

È preciso que a sociedade se mobilize para provocar mudanças  na postura das autoridades. È chegada a hora da ação,seja qual for o lugar onde você se encontre. Ou prefere ignorar o perigo?

Realidade...

Há quem diga que falar de meio ambiente é somente falar sobre a fauna e a flora e o que devemos fazer para que possamos ajudar na sua preservação. Falar de meio ambiente, também é  falar de pessoas, da qualidade de vida que levam e principalmente da importância da educação em nosso país, uma vez que,  a questão ambiental está em alta por uma razão simples: a necessidade de sobrevivência!
Veja o vídeo abaixo:


terça-feira, 1 de março de 2011

Jogador de futebol chuta coruja no campo

O que falar diante de  uma  cena tão cruel como essa? Cruzar os braços e fingir que nada está acontecendo? Será essa a alternativa? A cada dia que passa é perceptível a idéia de que o ser humano precisa entender, compreender e respeitar o meio em que vive, inclusive as formas de vida que habitam nele, infelizmente não é o que todos pensam!
Abaixo, a cena.


PS: Logo depois do ocorrido, a coruja foi levada a um veterinário, que imobilizou uma de suas asas. A ave estava em estado de choque e recebeu medicamentos.

“O que vamos fazer é esperar que responda a um medicamento que demos para que saia do estado de choque que se encontra”, afirmou o veterinário que a atendeu.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Fiquemos atentos!

O aviso de que o planeta está sofrendo espalhou-se por todos os cantos do mundo, agora precisamos começar a espalhar as ações que farão com que esse aviso não se torne realidade. Vamos nos educar, pequenos hábitos podem transformar toda uma realidade. 

“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas.Pessoas transformam o mundo.”
Paulo  Freire